Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Interações e desafios do gerente de produtos

Abaixo apresento um gráfico das interações do gerente de produtos com as demais áreas da empresa na visão do Kotler (2006):


Interações do gerente de produtos

O gráfico demonstra bem como o gerente de produtos precisa se relacionar com praticamente todas as áreas da empresa, deixando claro que este profissional precisa comunicar com muita clareza e ter um ótimo relacionamento inter-pessoal, além de uma grande capacidade de negociação.

Abaixo transcrevo um artigo de Luis Américo, retirado do site Empregos.com.br. Boa leitura e até a próxima!

O desafio de ser um gerente de produtos
por Luis Américo*

Planejar, dirigir, organizar, controlar. Talvez em nenhuma outra área de marketing o profissional seja tão exigido a desenvolver essas atividades de maneira tão intensa quanto na gerência de produtos.

Na maioria das empresas que adotam a estrutura de produto como base de sua organização, as atividades desenvolvidas pelos gerentes de produtos são extremamente complexas e trafegam por áreas que vão desde o controle financeiro até a criação de campanhas. De uma maneira muito simplificada, podemos definir as atribuições do gerente de produto da seguinte maneira: gerenciar a linha de produtos, definindo “mix”, posicionamento, segmentos, apresentação, preço, condições comerciais, canais de venda e distribuição, buscando viabilizar rentabilidade e lucratividade.

Simples? Nem um pouco. Se detalharmos mais este conceito podemos aí sim pensar numa lista de possíveis atividades da área de gerência de produtos:

• Planejar e controlar o ciclo de vida do produto: lançamento, revitalização, eliminação;
• Pesquisar e desenvolver novos mercados e produtos;
• Desenvolver campanhas de comunicação, merchandising;
• Dar apoio a áreas de vendas;
• Elaborar orçamentos, planejamento de demanda;
• Realizar contato com clientes, canais de distribuição.
Essa lista é ainda uma amostra da quase infinidade de atribuições possíveis e é claro que ela pode variar conforme as características da empresa e dos produtos envolvidos, principalmente se são voltados para o consumo ou para a indústria.

Outra característica da gerência de produto é a enorme variedade de contatos com outras áreas, sejam internas ou externas. Engenharia, pesquisa e desenvolvimento, financeira, produção, suprimentos, vendas, treinamento, jurídico. Esqueci alguma? Claro, aquelas mais próximas ao marketing: pesquisas de marketing, agências de propaganda, assessoria de imprensa, design.

Diante de tudo isso, como deve ser o perfil do profissional desta área?

• Habilidade de negociação: com tantas áreas envolvidas em todo o processo talvez esta seja a principal habilidade que o gerente deva ter. Maximizar a colaboração é fundamental;
• Facilidade de relacionamento: os níveis hierárquicos são diversos, bem como o perfil das pessoas;
• Habilidade de comunicação: necessidade de “vender” idéias;
• Capacidade de correr riscos;
• Capacidade de implementar idéias.
Todas essas habilidades aliadas a alguns pré-requisitos como boa formação acadêmica e domínio de outros idiomas completam o perfil do nosso super-herói.

E no futuro com deverá ser este universo? Cada vez mais complexo, com certeza. Algumas organizações deverão alterar suas estruturas. Uma alternativa que começa a ser estudada e implantada é sair do modelo tradicional de estrutura por produto e montar grupos multifuncionais, em que o gerente de produto passará a ser cada vez mais um gestor.

É indiscutível hoje em dia a importância do gerente de produto nas empresas. No futuro haverá algumas mudanças, seja no perfil, seja nas atividades, porém nada disso diminuirá a importância desse profissional.

*Luis Américo é gerente de produto da Helios Carbex, responsável por desenvolver os negócios da linha Technology, composta por suprimentos de informática. Formado em Administração de Empresas na PUC-SP, com MBA na USP, é professor universitário de marketing da UNIP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário