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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Conceitos: Gestão de Produtos

Após falarmos sobre a conceituação de produto, vamos conceituar a gestão de produtos:

Segundo Kotler e Keller (2006:704), a gestão de produtos será exercida pelo gerente de produtos que será responsável por:
  • Desenvolver uma estratégia competitiva de longo prazo para os produtos;
  • Preparar planos anuais de marketing e previsões anuais de vendas;
  • Trabalhar com agências de propaganda para desenvolver textos, programas e campanhas;
  • Estimular o apoio aos produtos entre a força de vendas e os distribuidores;
  • Reunir continuamente informações sobre o desempenho dos produtos, sobre o comportamento dos consumidores e dos intermediários e sobre novos problemas e oportunidades;
  • Propor o aperfeiçoamento dos produtos para atender às novas necessidades do mercado;
  • Estabelecer direcionamento estratégico com base nas necessidades dos consumidores e nos objetivos de negócios;
  • Transformar objetivos estratégicos em metas operacionais para seus produtos;
  • Desenvolver e implementar, administrativa e operacionalmente, ações visando o atingimento de objetivos e metas para seus produtos;
  • Servir como um representante de clientes e consumidores perante as demais áreas da empresa.
De acordo com a Wikipédia, gestão de produtos é uma área da administração que lida assuntos como:
  • Que produtos produzir e vender;
  • Que novos produtos acrescentar;
  • Que produtos existentes deverão ser abandonados;
  • De quanto tempo é que um produto necessita para penetrar o mercado;
  • Quantos produtos ter na linha de produtos;
  • Como equilibrar um portfólio de produtos;
  • Se se deve usar uma estratégia de diferenciação ou não;
  • Qual o melhor posicionamento do produto;
  • Que marca usar;
  • Se usar uma marca individual ou uma marca genérica de família de produtos;
  • Se construir pacotes (bundles) ou linhas de produto;
  • Que logotipo usar;
  • Considerações do Ciclo de Vida do Produto;
  • Considerações da obsolescência planejada.
Novamente falando sobre esta função na TI, a gestão de produtos de software é um processo sistêmico de definição de escopo e características de software e artefatos de produtização a serem desenvolvidos, comercializados e manutenidos com o objetivo de aumentar receitas através da agregação de valor e incremento da comercialização e reduzir custos dentre todos os processos do ciclo do software (Mondo Strategies).

No próximo post continuarei trazendo informações sobre o papel do gerente de produto.

Até lá!

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