Segundo Kotler e Keller (2006:704), a gestão de produtos será exercida pelo gerente de produtos que será responsável por:
- Desenvolver uma estratégia competitiva de longo prazo para os produtos;
- Preparar planos anuais de marketing e previsões anuais de vendas;
- Trabalhar com agências de propaganda para desenvolver textos, programas e campanhas;
- Estimular o apoio aos produtos entre a força de vendas e os distribuidores;
- Reunir continuamente informações sobre o desempenho dos produtos, sobre o comportamento dos consumidores e dos intermediários e sobre novos problemas e oportunidades;
- Propor o aperfeiçoamento dos produtos para atender às novas necessidades do mercado;
- Estabelecer direcionamento estratégico com base nas necessidades dos consumidores e nos objetivos de negócios;
- Transformar objetivos estratégicos em metas operacionais para seus produtos;
- Desenvolver e implementar, administrativa e operacionalmente, ações visando o atingimento de objetivos e metas para seus produtos;
- Servir como um representante de clientes e consumidores perante as demais áreas da empresa.
- Que produtos produzir e vender;
- Que novos produtos acrescentar;
- Que produtos existentes deverão ser abandonados;
- De quanto tempo é que um produto necessita para penetrar o mercado;
- Quantos produtos ter na linha de produtos;
- Como equilibrar um portfólio de produtos;
- Se se deve usar uma estratégia de diferenciação ou não;
- Qual o melhor posicionamento do produto;
- Que marca usar;
- Se usar uma marca individual ou uma marca genérica de família de produtos;
- Se construir pacotes (bundles) ou linhas de produto;
- Que logotipo usar;
- Considerações do Ciclo de Vida do Produto;
- Considerações da obsolescência planejada.
No próximo post continuarei trazendo informações sobre o papel do gerente de produto.
Até lá!
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