Pesquisar este blog

sábado, 18 de junho de 2011

Mais algumas definições para o gerente de produtos

Olá!

Sim, realmente este blog está muito parado! Mas vou tentar diminuir os intervalos entre uma postagem e outra.

Como já citei em posts anteriores, estou cursando o MBA em Marketing da FGV, e, hoje terminei o módulo de Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas, ministrado com excelência pela professora Cecília Andreucci.

Neste módulo falamos sobre diversos itens extremamente importantes na gestão de produtos e marcas, sobre os quais irei preparar alguns posts em alguns dias. Hoje gostaria de apresentar algumas definições sobre o papel do gerente de produto, onde foi citado que ele deve:

  • Entender como o movimento do macroambiente pode impactar negativa ou positivamente seu produto (imagem e financeiro);
  • Liderar os esforços, internos e externos, para capitalizar as oportunidades e neutralizar as ameaças.

Como já citei no post sobre as interações, o gerente de produto terá relacionamentos com todos os departamentos dentro da empresa e fora da empresa, estará envolvido com todos os atores e o seu perfil
deve ser:
  • Inovador, criativo, capaz de ter visões estratégicas e táticas;
  • Conhecer matemática, tecnologia, finanças, negociação, marketing, etc.;
  • Conhecer o mercado no qual seu produto está inserido.

Para que possa realizar as atividades de:

  • Identificar oportunidades para o produto;
  • Influenciar o desenvolvimento de novos produtos e serviços sustentáveis;
  • Criar vantagens competitivas nos produtos e serviços;
  • Explorar as parcerias e alianças estratégicas.

As definições acima foram elaboradas pela professora Cecília Andreucci, e compõem a apostila do módulo, sendo baseadas na seguinte bibliografia:

  • Administração de Marketing. Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane. 12ª Edição - 2006 - Editora Pearson Prentice Hall.
  • Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas. Irigaray, Hélio Arthur; Vianna, Alexandre; Nasser, José Eduardo; Lima, Luiz Paulo Moreira. 3ª Edição - 2011 - Editora FGV.

No próximo post, falarei sobre o modelo de Porter para gestão do portfólio de produtos.

Abraços e até lá!