Sim, realmente este blog está muito parado! Mas vou tentar diminuir os intervalos entre uma postagem e outra.
Como já citei em posts anteriores, estou cursando o MBA em Marketing da FGV, e, hoje terminei o módulo de Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas, ministrado com excelência pela professora Cecília Andreucci.
Neste módulo falamos sobre diversos itens extremamente importantes na gestão de produtos e marcas, sobre os quais irei preparar alguns posts em alguns dias. Hoje gostaria de apresentar algumas definições sobre o papel do gerente de produto, onde foi citado que ele deve:
- Entender como o movimento do macroambiente pode impactar negativa ou positivamente seu produto (imagem e financeiro);
- Liderar os esforços, internos e externos, para capitalizar as oportunidades e neutralizar as ameaças.
Como já citei no post sobre as interações, o gerente de produto terá relacionamentos com todos os departamentos dentro da empresa e fora da empresa, estará envolvido com todos os atores e o seu perfil
deve ser:
- Inovador, criativo, capaz de ter visões estratégicas e táticas;
- Conhecer matemática, tecnologia, finanças, negociação, marketing, etc.;
- Conhecer o mercado no qual seu produto está inserido.
Para que possa realizar as atividades de:
- Identificar oportunidades para o produto;
- Influenciar o desenvolvimento de novos produtos e serviços sustentáveis;
- Criar vantagens competitivas nos produtos e serviços;
- Explorar as parcerias e alianças estratégicas.
As definições acima foram elaboradas pela professora Cecília Andreucci, e compõem a apostila do módulo, sendo baseadas na seguinte bibliografia:
- Administração de Marketing. Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane. 12ª Edição - 2006 - Editora Pearson Prentice Hall.
- Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas. Irigaray, Hélio Arthur; Vianna, Alexandre; Nasser, José Eduardo; Lima, Luiz Paulo Moreira. 3ª Edição - 2011 - Editora FGV.
No próximo post, falarei sobre o modelo de Porter para gestão do portfólio de produtos.
Abraços e até lá!