Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Leitura recomendada

Olá!


Ontem iniciei a leitura do livro "Product Management for Software - Simple Processes for Great Results" de Ernani Ferrari. Neste livro, Ernani apresenta de uma maneira bastante didática a importância e os passos para criação de um processo de gestão de produtos em empresas de software.

Como grande benefício da leitura, Ernani cita que gerentes de produtos atuais e futuros encontrarão orientação para centrar as suas atividades e estabelecer os processos-chave de que precisarão para realizar seu trabalho bem e, portanto, apoiar o ciclo inteiro de software dentro das empresas onde trabalham. Recomendo a leitura!

Abraços e Feliz Páscoa!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Descrição Geral do Cargo de Gerente de Produto

Olá!


Andei um pouco sumido pois participei de alguns eventos fora de Blumenau e realmente não tive tempo de publicar novidades. Mas, minhas pesquisas continuam, e, em uma delas encontrei o texto abaixo, que julguei bastante interessante e compartilho com vocês. Trata-se de uma descrição geral do cargo de Gerente de Produto:

"O gerente de produto (GP) atua na área de marketing e desenvolve seu trabalho com foco total num ou mais produtos, normalmente correlatos. A função principal do GP é de servir de elo entre as várias áreas da empresa no que diz respeito a um produto. Essas áreas são: desenvolvimento, marketing, comercial, suporte e produção. Os esforços do GP são medidos de duas formas básicas:

1.    O produto deve vender bem
2.    A qualidade do produto deve ser alta

É no sentido de maximizar a qualidade que o GP atua junto ao suporte, à produção e ao desenvolvimento. É no sentido de maximizar as vendas que o GP atua junto às áreas comercial e de marketing (da qual ele faz parte).

Basicamente, nada ocorre na empresa com relação a um produto sem que o GP esteja envolvido. Ele é a única pessoa da empresa que detém todas as variáveis na mão para poder opinar sobre assuntos relacionados com o produto. Ele sabe o que o produto faz, o que ele fará nas próximas versões, sua forma de comercialização, suas fraquezas, seus concorrentes, etc. O GP portanto é a primeira pessoa que se deve contatar quando alguém possui dúvidas com relação ao produto, seja essa dúvida comercial ou técnica.


O GP é responsável pelo produto na sua totalidade. Para desempenhar seu trabalho, o GP deve produzir vários instrumentos, que são repassados para as várias áreas da empresa."



Infelizmente não descobri o autor do texto, mas abaixo segue o link para visualizar o documento na sua íntegra.


http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/projetos/common/Descricao%20do%20Cargo%20de%20Gerente%20de%20Produtos.doc


Abraços e até a próxima!